5 dicas para evitar a perda de alunos na sua escola

Apresentamos abaixo 5 sugestões interessantes para a sua escola evitar a evasão escolar ou perda de alunos para as concorrentes.

Alguns pontos devem ser levados em conta, tais como: qualidade do ensino, benefícios, visto que a crise econômica atual afeta todos os bolsos, muitos pais de alunos estão procurando opções mais econômicas para manter seus filhos na escola,  facilidade de transporte, facilidade de comunicação, prontidão na obtenção de informações da evolução do aluno na escola. O fator principal é a redução do valor da mensalidade, mas nem sempre este é o único motivo.

Material de Escola

1- Inicie com o processo de matrículas observando as necessidades dos seus alunos

Ao primeiro contato com os futuros alunos, deixe bem claro todos os pontos positivos da escola e principalmente, forneça informações completas sobre a estrutura da Instituição, a equipe de professores, forma de ensino, controle financeiro das mensalidades, normas e regras de utilização dos recursos disponíveis na sua escola, entre outras questões que ajudem ao aluno entender e manter um bom relacionamento com o corpo docente e seus colegas. O bom começo é importante para alinhar as expectativas dos alunos, pais e diretores, para que não haja surpresas desagradáveis no decorrer do ano letivo.

2- Tenha uma boa estratégia de relacionamento, para manter os alunos e professores motivados, e com isto melhorar a retenção

Invista em ações que promovam o relacionamento dos pais, alunos e comunidade, como eventos, feiras, convenções são interessantes para aproximação com a instituição e fortalecimento de vínculos.

Buscar constantemente um bom relacionamento entre pais alunos e escola é fundamental. Por meio de dispositivos eletrônicos, isto está se tornando cada vez mais comum nas entidades de ensino que visam privar pelo bom relacionamento. Usando a tecnologia disponível a seu favor. Por meio de redes sociais, blogs, e-mail, site da escola, chat, portal de atendimento aos pais e alunos, aplicativos, etc. Deixando claro que todas as interações são extremamente positivas para ambos os lados.

3- Desenvolva processo de ouvidoria eficiente

Com tantos meios de comunicação, é fundamental que sua escola tenha uma estrutura para receber as informações, reclamações sugestões que vem dos alunos, dos pais e dos professores. Principalmente os jovens tem grande necessidade de serem ouvidos, isto fará com que estes se sintam importante dentro da instituição. Com certeza, se a sua escola der atenção e tratar com devido respeito as informações, estes terão tendências a manter-se na sua Instituição.

4- Tenha alternativas para as pendências financeiras

Nesta época de crise é imprescindível que sua escola entenda a situação dos mantenedores dos alunos e apresente alternativas viáveis para sanar estas questões sem prejudicar o principal envolvido. Sabemos que esta é uma das principais causas de quebra de contrato com a instituição.

O bom gerenciamento financeiro da instituição deve prever margem para este tipo de situação, visando principalmente manter o aluno e receber os valores devidos, sem romper o relacionamento. Criar uma política para tratar a questão de inadimplência e que seja divulgada para os mantenedores dos alunos, desde o processo da matrícula.

5- Aprenda com as perdas

Procure saber sempre os motivos que levaram o aluno a sair de sua escola. Essas informações são essenciais para buscar uma melhoria contínua na sua instituição de ensino. Em caso de transferência, busque conhecer o novo local, para saber quais os benefícios oferecidos e os diferenciais em relação a sua escola. Se possível crie um plano de ação, para equalizar os problemas causadores da perda.